terça-feira, 25 de outubro de 2011

FLASHES DE (IN)LUCIDEZ...

Um país, duas revoluções


THOMAS L. FRIEDMAN

Enquanto Wall Street tenta se reerguer, o Vale do Silício torna o mundo hiperconectado e os indivíduos, superpoderosos

(...) Há duas semanas estive em Wall Street, e na semana passada estive no Vale do Silício. Que contraste! Enquanto Wall Street está aturdida com uma revolução social, o Vale do Silício está se transformando graças a uma revolução tecnológica - uma revolução que está transformando o mundo conectado em hiper conectado e os indivíduos de poderosos em superpoderosos. É o maior salto para a frente da revolução da TI desde que o computador mainframe foi substituído pelos PCs e pela internet, e mudará totalmente o modo de operar das companhias e das sociedades.

Tecnologia. A fase atual da revolução da tecnologia da informação (TI) está sendo determinada pela convergência da mídia social - Facebook, Twitter, LikedIn, Groupon, Zynga - com a proliferação de conectividade sem fios baratíssima e de smartphones habilitados para o uso da internet e "a nuvem". A "nuvem" são aquelas enormes torres de servidores cuja função é guardar e atualizar constantemente milhares de aplicativos de software, que os usuários poderão baixar (como de uma nuvem) em seus smartphones, transformados em aparelhos incrivelmente poderosos, capazes de realizar miríades de funções.

O surgimento da nuvem, explicou Alan Cohen, um vice-presidente da Nicira, uma nova companhia de networking, "significa que qualquer um pode dispor dos recursos do Google e alugá-los na hora". Isso implica que tudo será acelerado - a inovação, os ciclos dos produtos e a concorrência. (...)

Em: O Estado de São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011.

Abraço lúcido a todos,
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.