sábado, 31 de dezembro de 2011

MEIA-NOITE EM PARIS

Queridos:

pra terminar o ano, postarei algo sobre o genial "Meia-Noite em Paris" filme ao qual assisti no cinema com um querido amigo, Luís Henrique, e que acabei de me dar de presente como virada de fim de ano.
Simplesmente adoro "Meia-Noite em Paris" por se passar em Paris, algo óbvio (as cenas que abrem o filme são lindíssimas)... adoro a sofisticação dessa cidade. Além do mais, adoro os atores que trabalham no filme (Marion Colillard, Owen Wilson, Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni, Alison Pill) como também os diálogos, a trilha sonora e o filtro alaranjado que Allen emprega nas imagens, ou melhor, simplesmente são fantásticos...
Como acabei de reassistir ao filme estou "over the moon", "heaven, I´m in heaven..."...
E não poderia deixar de reproduzir o diálogo entre Gil (Owen Wilson) e Adriana (Marion Cotillard) que, a meu ver, melhor sintetiza um dos temas desse filme:

- Não voltemos aos anos 20.
- Do que está falando?
- Devíamos ficar aqui. É o início da Belle Époque. É o maior e mais bonito período que Paris já conheceu!
- E quanto aos anos 20 e... o Charleston, os Fitzgerald e os Hemingway? Eu adoro esses caras.
- É o presente. É... chato.
- Chato? Bem, não é meu presente. Sou de 2010.
- Como assim?
- Visitei sua época, assim como agora estamos visitando os anos 1890.
- Visitou?
- Eu tentava fugir do meu presente como você tenta fugir do seu indo para uma Idade de Ouro.
- Certamente, não pensa que os anos 20 são uma Idade de Ouro.
- Sim, para mim eles são.
- Mas eu sou dos anos 20 e digo que a Idade de Ouro é a Belle Époque.
- Olhe para esses caras. Para eles, sua Idade de Ouro foi a Renascença. Eles trocariam a Belle Époque para pintar com Ticiano e Michelangelo. E eles provavelmente achavam que estariam melhor com Kubla Khan. Está vendo? Tive um insight. É pequeno, mas explica a ansiedade no sonho que eu tive.
- Que sonho?
- Tive um sonho uma noite dessas. Foi um pesadelo. Fiquei sem Zithromax. Fui ao dentista e ele não tinha Novocain. Entende o que estou dizendo? Essa gente não tem antibiótico!
- Do que está falando?
- Adriana, se você ficar aqui e este se tornar seu presente logo você começará a imaginar que outra época era realmente a Idade de Ouro. O presente é assim. Um pouco insatisfatório porque a vida é um pouco insatisfatória. 
- Esse é o problema dos escritores. Vocês são cheios de palavras. Mas eu sou mais emotiva. Eu vou ficar e viver na época mais gloriosa de Paris. Uma vez você optou por deixar Paris e se arrependeu.
- É verdade. Foi uma decisão ruim, mas ao menos foi uma escolha. Foi uma escolha real. Esta maneira, eu acho, é uma loucura. Não funciona de verdade. Se eu quiser escrever algo de valor preciso me livrar das minha ilusões.  E que eu seria mais feliz no passado, provavelmente, é uma delas.      
- Então... adeus, Gil?
- Adeus.

É por isso que um de meus lemas é: CARPE DIEM, rs...

Como não poderia faltar, como estou nas nuvens (e tomara que fique mais nas nuvens, rs...)... muzca:







Abraço de Meia-Noite em Paris a todos e excelente 2012!!!
Marcos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.