segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SERGE MOSCOVICI+REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Atualmente, estou lendo o livro "Representações sociais -Investigações em psicologia social" (8.ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011) do romeno Serge Moscovici e no capítulo 1 "O fenômeno das representações sociais" na página 30-31, há a seguinte citação que reproduzo abaixo:

"Eu sou um homem invisível. Não, eu não sou um fantasma como os que espantaram Edgar Allan Poe; nem sou eu um de vossos ectoplasmas dos cinemas de Hollywood. Eu sou um homem concreto, de carne e osso, fibra e líquidos - e de mim pode-se até dizer que tenho inteligência. Eu sou invisível, entenda-se, simplesmente porque as pessoas recusam ver-me. Como a cabeça sem corpo, que às vezes se vê em circos, acontece como se eu estivesse cercado de espelhos de vidro grosso e que distorcem a figura. Quando eles se aproximam de mim, eles veem apenas o que me cerca, veem-se eles mesmos, ou construções de sua imaginação - na realidade, tudo, exceto eu mesmo (ELLISON, R. (1965) Invisible man. Harmondsworth: Penguin, p.7)"

Sensível, belo, bonito, genial, incrível! Leiamos Ellison...

Abraço afetuoso a todos,
Marcos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.