quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AVALIAÇÃO DO MEC A RESPEITO DE AS UNIVERSIDADES EM 2013


MEC divulga nova lista de cursos superiores com avaliação ruim

Mais 38 cursos, alguns da PUC-SP e do Mackenzie, não poderão abrir novas vagas

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 8, uma nova relação de cursos de graduação que obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.
A lista apresenta uma relação de 38 cursos de 21 instituições de ensino superior, entre elas cinco institutos e quatro universidades federais. Universidades particulares tradicionais do Estado, como Mackenzie, PUC-SP e PUC-Campinas também tiveram cursos mal-avaliados.
A graduação em Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie aparece na lista, assim como os cursos de Geografia e História da PUC-SP. Da PUC-Campinas foram reprovados Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Letras (Português e Inglês) e Química.
Os cursos receberam notas 2 no CPC de 2011 e serão punidos com a suspensão de sua autonomia, o que impede, por exemplo, a abertura de novas vagas. De acordo com o MEC, os cursos listados apresentaram uma nota insatisfatória pela primeira vez e passaram por um processo de análise concluído recentemente.
As instituições listadas terão de assinar um protocolo de compromissos com o Ministério da Educação (MEC) para corrigir deficiências e melhorar a qualidade do ensino, se quiserem sair do estado de recuperação. Elas devem ajustar em 60 dias as questões relacionadas a corpo docente (número mínimo de professores com mestrado e doutorado com dedicação exclusiva) e em 180 dias os problemas de infraestrutura (biblioteca, salas e equipamentos tecnológicos obrigatórios).
O plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação, que fará relatórios bimestrais sobre a evolução da correção das deficiências apontadas pelo MEC. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.
Além disso, os cursos com conceito inferior a 3 ficam automaticamente impossibilitados de oferecer o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mec-divulga-nova-lista-de-cursos-superiores-com-avaliacao-ruim,981835,0.htm acesso em 09/01/2013.

Acabei de ler o que o Mercadante afirmou a respeito de essas questões: apenas digo o seguinte: "PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA BOA PORQUE OS ALUNOS QUE CHEGAM AO ENSINO SUPERIOR - NÃO OS ESTOU CULPANDO, MUITO MENOS OS PROFESSORES - TÊM LACUNAS, DESCONHECIMENTO E IGNORÂNCIA DE SUAS IGNORÂNCIAS... Apenas um desabafo: como sou professor de Artes, em uma aula, fui ensinar como fazer margem e sempre introduzo a aula explanando sobre a importância de saber medir na vida de um pedreiro, de uma costureira etc... Após essa explanação inicial, explico de onde começamos a medir, ou seja, do ZERO e não do início da régua (muitos alunos não sabem disso, até aí tudo bem...). Mas, em um dia, não expliquei o lado que usamos da régua, ou seja, no lugar de uma aluna usar a régua do lado em que há um desnível, ele empregava a régua do lado contrário... Ao longo da aula, eu me questionei: EU ME ESQUECI DE DAR ESSE COMANDO, rs... E a UNIVERSIDADE COMEÇA COM DISCURSOS DE QUE DEVEMOS TRABALHAR COM OS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE BAKTHIN PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS... Faça-me o favor!!! Pisemos na escola pública e percebamos que os problemas são muito mais sociais, médicos e de escuta, ou seja, não se escuta na escola em regra geral, alunos não escutam professores e professores não escutam alunos... Predomina: RUÍDO de ambos os alunos, INCOMPREENSÃO constante, GRITARIA quase sempre... É evidente que essa reflexão parte de uma generalização porque sei que há professores e escolas que interferem de forma interessante e propõem uma educação um pouco mais HUMANISTA... Talvez, o pensamento de Edgar Morin nos ajudasse um pouco... sei lá... Escrevi demais...

Postado no facebook em 09/01/2013.

Abraço educacionista a todos,
Marcos Êçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.