terça-feira, 13 de novembro de 2012

O LIVRO VERMELHO+MAO TSÉ-TUNG

Aos que pensam que me esqueci de meu blog... grande ilusão...
Esse é meu espaço privilegiado, ou seja, onde digo o que quero e da forma como quero: ingenuidade a minha, rs...

Mas vamos lá...


Não sou comunista, nem pretendo sê-lo... porém, sou um H U M A N I S T A e por essa razão minha terapeuta sugeriu que eu lesse "O Livro Vermelho" de Mao Tsé-Tung e abaixo reproduzo fragmentos que me fascinam...


"A política é o ponto de partida de todas as ações práticas dum partido revolucionário..." (p.18)

"Luta de classes, umas classes triunfam e outras são eliminadas. Assim é a história da civilização, desde há milhares de anos. Interpretar a história a partir desse ponto de vista é materialismo histórico; sustentar o ponto de vista contrário é idealismo histórico." (p.20)

"A revolução é uma insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra." (p.22)

"Quem são nossos inimigos? Quem são nossos amigos? Esse problema é de uma importância primordial para a revolução. A razão fundamental pela qual as passadas lutas revolucionárias na China obtiveram tão fracos resultados está em não se ter sabido fazer a união com os verdadeiros amigos para atacar os verdadeiros inimigos. Um partido revolucionário é o guia das massas, não podendo portanto uma revolução alcançar a vitória se este as conduz pela via errada. Para não dirigirmos as massas pela falsa via, e a fim de estarmos seguros de alcançar definitivamente a vitória na revolução, devemos prestar atenção à unidade com nossos verdadeiros amigos para atacarmos os nossos verdadeiros inimigos." (p.23)

"Os nossos inimigos são todos os que estão conluiados com o imperialismo - os caudilhos militares, os burocratas, a classe dos compradores, a classe dos grandes senhores de terras e o setor reacionário dos intelectuais que lhes é anexo. A força dirigente da nossa revolução é o proletariado industrial." (p.23)


Em: O Livro Vermelho - Citações do Comandante Mao Tsé-Tung, Editora Martin Claret, São Paulo, 2012.      

Abraço humanista a todos,
Marcos Eça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.