terça-feira, 20 de setembro de 2011

OFFLINERS... TOM RACHMAN...

Apesar de ler o jornal "O Estado de São Paulo" não sou, nem me considero um conservador - mais uma vez estou "cá" com minhas ilusões -, muito pelo contrário, sou muito mais libertino... (rs...). Apenas gosto de ler textos estilisticamente bem escritos - mais ilusões.

"Tom Rachman lançou no ano passado, aos 35 anos, seu livro de estreia, 'The imperfectionists', inédito no Brasil. Aclamado pela crítica, o best-seller, um romance sobre um grupo de jornalistas, teve seus direitos de adaptação para o cinema comprados por Brad Pitt. Em crítica ao 'New York Review of Books', o também escritor Christopher Buckley diz que teve de ler o livro duas vezes 'para entender como ele conseguiu fazer isso'. Neste ensaio inédito no Brasil, Rachman imagina um momento, em 2021, em que a nostalgia do passado analógico levará a uma fuga do digital.

(...) Toda grande mudança social é correspondida por um efeito contrário. A globalização levou aos embates mais violentos da última década, entre os que prosperavam dentro deste sistema e aqueles que o consideravam desalmado. Antes disso, a Revolução Industrial levou ao surgimento do romantismo, cujos adeptos criticavam a urbanização e a frieza do comércio moderno, ansiando por uma alternativa idílica às fábricas e às novas tecnologias do século 19.
A próxima década testemunhará rejeição semelhante, com a ascensão dos românticos offline. Esses saudosistas do mundo desconectado criticarão aquilo que consideram ser a degradação da consciência humana: a capacidade cada vez menor de prestar atenção, a dificuldade de concentração, o zumbido da excitação digital invadindo a vigília.
(...) Esses saudositas, ou offliners, defenderão que nossa resposta inicial aos milagres tecnológicos do início do século 21 terá sido ingênua - como a de criança que descobrem uma máquina mágica de balas e jujubas e se recusam a admitir que empanturrar-se constantemente tem consequências.
Quando o assunto é comida, o exagero leva ao sobrepeso. No caso da tecnologia, dirão os offliners, leva a cérebros flácidos. Eles destacarão que os seres humanos de antes faziam mais do que simplesmente apertar botões à espera de recompensas - sua consciência era exigida, e não apenas satisfeita. Eles tinham memórias internas. Eras capazes de se concentrar numa única tarefa, em vez de alternar aos trancos e barrancos entre seis atividades simultâneas. Eram também mais calmos, levando uma existência livre das constantes injeções de adrenalina da excitação digital.
(...) Os fanáticos vão deixar seus aparelhos eletrônicos desligados por dias, fecharão suas contas de e-mail, sairão das redes sociais, tentarão se apagar do mundo online - um seleto grupo de românticos mais dedicados pode chegar ao extremo de viver sem assistir aos vídeos virais com gatos tocando teclado.
Os moderados consignarão partes de cada dia à vida como costumávamos vivê-la, recorrendo, por exemplo, a conversas cara a cara. Chegarão até a buscar períodos de tédio - aceitando momentos que transcorram na ausência de fones de ouvido, de óculos especiais e de todas as outras formas de entretenimento.
(...) Em 2021, os sonhos não serão mais a respeito do futuro da tecnologia; os sonhos evocarão um modo de vida anterior, mais lento, mais desajeitado e cada vez mais difícil de ser lembrado."
Texto escrito por Tom Rachman e publicado originalmente no jornal "The International Herald Tribune". Os fragmentos reproduzidos acima foram copiados do jornal "O Estado de São Paulo", segunda-feira, 19 de setembro de 2011, nº 1037, caderno Link, p.L1, tradução: Augusto Calil.

O único comentário que posso fazer é: como faz bem pensar e saber que há pessoas pelo mundo afora que compactuam de meu singelo modo de "recortar" o mundo. 
Grande abraço,
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.