Data/ 14/03
Horário/ 19h30
Convidado/ Cleber EduardoFilme/ kapo, de Gillo Pontecorvo (Kapo, Itália, 1960, 118'', ficção)
Sinopse: Em Paris, Edith (Susan Strasberg), uma adolescente judia, é presa e deportada com a família ao campo de concentração de Auschwitz. Após sofrer o trauma da execução de seus pais e disposta a sobreviver a qualquer custo, Edith se prostitui aos nazistas, sendo promovida ao posto de Kapo (guarda) dos outros prisioneiros. Porém, a chegada de Sacha (Laurent Terzieff), um prisioneiro russo, a faz recuperar a esperança e lutar pela liberdade. Pontecorvo realiza um retrato de impressionante realismo sobre os horrores do Holocausto. Tal realismo gerou um importante debate à época no meio crítico francês (como o texto “Da abjeção”, de Jacques Rivette) e até hoje vem despertando as mais interessantes discussões.
Ficha técnica
Atores/Susan Strasberg, Laurent Terzieff, Emmanuelle Riva
Direção/ Gillo Pontecorvo
Idioma/ Italiano
Legendas/ Português, Inglês, Espanhol
Ano de produção/ 1959
País de produção/ Franca, Italia, Iugoslavia
Duração/ 118 min.
Distribuição/ Vintage Films
Cor/ Preto-e-branco
Data/ 18/04
Horário/ 19h30
Convidada/
Noemi JaffeFilme/
A Questão Humana, de Nicolas Klotz (
La question humaine, França, 2007, 143’, ficção)
Sinopse: Simon Kessler (Mathieu Amalric) é um psicólogo no departamento de recursos humanos de uma corporação petroquímica franco-alemã. A gerência solicita que ele investigue o diretor geral da instituição, Mathias Jüst (Michael Lonsdale), que tem apresentado sinais de perturbação. A percepção de Simon fica caótica com a companhia de Mathias. A experiência afeta seu corpo, mente, sensibilidade e vida pessoal. Com isso, a calma que fez dele um respeitado profissional, começa a desaparecer, enquanto o passado obscuro emerge. Baseado no romance francês “A questão humana”, de François Emmanuel.
Ficha técnica:
Atores/ Mathieu Amalric, Michael Lonsdale, Edith Scob, Jean-Pierre Kalfon, Lou Castel
Direção/ Nicolas Klotz
Idioma/ Francês
Legendas/ Português, Inglês
Ano de produção/ 2007
País de produção/ Franca
Duração/ 141 min.
Distribuição/ Imovision
Cor/ Colorido
Data/ 09/05
Horário/ 19h30
Convidado/ Cristian Borges
Filme/Hiroshima, meu amor, de Alain Resnais (Hiroshima, mon amour, França, 1959, 90’, ficção)
Sinopse: “Hiroshima meu amor” é o primeiro longa-metragem do diretor francês Alain Resnais, sobre uma atriz francesa (Emmanuelle Riva), que está em Hiroshima para participar de um filme sobre a paz. A locação do filme é o lugar exato onde a bomba foi detonada. Durante a filmagem, que acontece em 1959, ela acaba se envolvendo com um arquiteto japonês (Eiji Okada), que sobreviveu ao bombardeio. Ele a faz relembrar seu primeiro amor, um soldado alemão (Bernard Fresson) que conheceu em Nevers, no final da Segunda Guerra Mundial. O filme é entrecortado com memórias dos dois protagonistas, deixando implícito, algumas vezes, a época em que está decorrendo a ação. Baseada nas crônicas de Marguerite Duras, que também escreveu o roteiro e os diálogos. A fotografia em tons cinza de Sacha Vierny e a música romântica de Giovanni Fusco e George Delerue realçam o realismo poético das belas imagens deste filme de Resnais.
Ficha técnica:
Atores/ Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Bernard Fresson
Direção/ Alain Resnais
Idioma/ Francês
Legendas/ Português, Inglês, Espanhol
Ano de produção/ 1959
País de produção/ Franca
Duração/ 90 min.
Distribuição/ Continental
Cor/ Preto-e-branco
Data/ 20/06
Horário/ 19h30
Convidada/ Paloma Vidal
Filme/ Viagens, de Emmanuel Finkiel (Voyages, França/Polônia, 1999, 111 min, ficção)
Sinopse: Ligadas pela lembrança do holocausto, três mulheres judias que estiveram em campos de concentração procuram seus parentes próximos. Riwka (Shulamit Adar), de 65 anos, viaja num ônibus de turismo entre Varsóvia e Auschwitz; Regine (Liliane Rovère), da mesma idade, acha que encontrou seu pai, um velho desmemoriado, e Vera (Esther Gorintin), uma senhora russa de 85 anos, acaba de mudar para Israel para viver seus últimos anos. Primeiro longa-metragem do diretor Emmanuel Finkiel, recebeu o Prêmio da Juventude na Quinzaine des Réalisateurs em Cannes.
Ficha técnica:
Atores/ Shulamit Adar, Liliane Rovère, Esther Gorintin, Natan Cogan, Mosko Alkalai
Direção/ Emmanuel Finkiel
Idioma/ Francês
Legendas/ Português
Ano de produção/ 1999
País de produção/ Franca, Polônia
Duração/ 111 min.
Distribuição/ Vintage
Cor/ Colorido
Data/ 11/07
Horário/ 19h30
Filme/ Um homem sério, de Ethan e Joel Cohen (A serious man, EUA, 2009, 106’, ficção)
Sinopse: Numa cidade do interior dos Estados Unidos, em 1967, Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) é um correto cidadão judeu-americano, pai e professor universitário de física, quando vê sua vida perder o controle: sua esposa, Judith (Sari Lennick), anuncia que quer o divórcio e diz que está apaixonada por um de seus amigos, Sy Ableman (Fred Melamed). A partir daí, Larry Gopnik passa por várias situações inusitadas - sofre ameaças e sabotagens no trabalho, recebe tentativas de suborno de alunos, é roubado pela própria filha adolescente e é provocado pela vizinha que se bronzeia nua. Em meio a toda essa confusão tragicômica, Larry procura três rabinos para aconselhá-lo. Mas o sentido para tudo o que lhe acontece – se é que há sentido – parece estar em outro lugar.
Ficha técnica:
Atores/ Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Sari Lennick, Fred Melamed
Direção/ Ethan e Joel Cohen
Idioma/ Inglês
Legendas/ Português
Ano de produção/ 2009
País de produção/ Estados Unidos
Duração/ 106 min.
Distribuição/ Universal
Cor/ Colorido
Abraço cinéfilo a todos e nos veremos lá,
Marcos Êçá.