Dá-lhe Artacho Jurado:
"João Artacho Jurado (1907-1983) foi um arquiteto e empresário paulista, proprietário da Construtora Monções. Foi responsável pela construção de diversos edifícios residenciais nacidade de São Paulo, principalmente na região de Higienópolis.
João Artacho começou a trabalhar na década de 1930 e sua produção se aprofundou nas décadas de 40 e 50. Apesar de não ser arquiteto, Artacho Jurado idealizava os prédios e pedia para algum arquiteto assinar as plantas. Artacho não frequentou escolas pois seu pai, que era anarquista, se recusava a deixar seu filho jurar a bandeira, cerimônia obrigatória nas escolas da época.
Sua arquitetura reflete os sonhos hollywoodianos do pós-guerra em uma mistura de estilos e linguagens: o moderno, o nouveau, o déco e o clássico. Visando a classe média-alta e alta, seus edifícios eram projetados com uma série de serviços e opções de lazer: piscina, terraço com bar na cobertura, onde eram promovidas as festas de inauguração.
Constantemente fiscalizado pelo CREA, nas placas de suas obras seu nome não podia figurar em tamanho maior do que o nome do engenheiro responsável. No entanto, Artacho Jurado dificilmente obedecia à imposição, aumentando a ira de alguns arquitetos, que consideravam ultrajante sua atuação profissional, visto que ele não era arquiteto formado.
O reconhecimento de suas obras foi tardio, uma vez que nunca lhe foi permitido assiná-las."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Artacho_Jurado acesso em 16/01/2012.
Abraço afetivo a todos,
Marcos.
P.S.: Dedico essa postagem a meu amigo fofis, Renato, que mora no Edíficio Planalto, projetado pelo Artacho Jurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.